Share Button

Se o Pai não o trouxer

Jesus disse "Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia" (João 6:44). Muitos se referem a este versículo num esforço para apoiar uma doutrina feita pelo homem que diz que somente aqueles que o Senhor "chama" de algum modo místico podem ser salvos. Eles dizem que este chamado é algum tipo de operação direta do Espírito. O Calvinismo ensina que o homem é totalmente passivo e não pode fazer nada até que Deus o cutuque com alguma unção especial, desse modo capacitando-o a crer. Tal idéia é estranha às Escrituras.

Nosso Senhor traz, sim, pessoas para ele, e ninguém pode vir ao Senhor fora do poder de Deus para trazer. Mas isto não é questão de Deus eleger para salvar alguns de nós e condenar outros de nós arbitrariamente. Pondere: Deus quer que todos sejam salvos, e a razão porque alguns são perdidos não é que Deus os escolheu incondicionalmente para o serem.

Para quem Deus deseja salvação?

A boa nova é que Deus não deseja que ninguém se perca. Ninguém! Deus  é "... longânimo para convosco, não querendo que nenhum   pereça" (2 Pedro 3:9). Deus é compassivo (Mateus 9:36; Salmo 86:15). Deus é justo (Romanos 3:24-26). Deus é pesaroso porque muitos são perdidos (Ezequiel 18:23,31-32; veja Mateus 23:37). Sugerir que os homens não podem responder ao evangelho de Deus sem uma unção especial ou chamado que Deus lhes dê, e que ele não dê a todos os outros, faz de Deus o responsável pelos que se perdem serem perdidos. Mas isso não se ajusta à descrição bíblica do caráter e natureza de Deus.

Deus fez a salvação disponível para todos. A salvação está disponível para todos os homens, não somente uns poucos selecionados. Jesus morreu por todos (Hebreus 2:9; João 3:16). Deus quer que todos venham a conhecer a verdade (1 Timóteo 2:4). O convite está aberto a todos, 24 horas por dia. Não há tal coisa como "esperar o chamado de Deus" (Mateus 11:28-30; Apocalipse 22:17). Ele já emitiu seu chamado, e foi para todo o mundo. Qualquer um de nós pode decidir responder a ele, ou não.

Como Deus traz pessoas a si?

O conceito da afirmação de Jesus explica como Deus traz homens e mulheres a si. Não há nada místico sobre isso. O versículo seguinte no contexto (João 6:45) revela como Deus traz homens a si. "Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim." Observe as palavras "ensinados" e "todo aquele" (todos trazidos do mesmo modo, sendo ensinados) e "ouvido" e "aprendido" e "vem". Estas não são palavras místicas. Elas são palavras comuns, de todo o dia, que são usadas para descrever como é que as pessoas são trazidas a Cristo.

O que é ensinado, ouvido e aprendido? O meio pelo qual Deus "chama" ou "traz" todos os homens é o evangelho. "... para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo" (2 Tessalonicenses 2:14). Não há unção especial, mística do Espírito Santo, mas antes, o Espírito Santo chama os homens através do evangelho; e é o evangelho que é o poder (Romanos 1:16).

Deus traz o povo a si através do ensinamento do evangelho. A pregação do evangelho é o poder de Deus, sua força atrativa, para salvar (1 Coríntios 1:18-21). Portanto, todas as pessoas, quando ouvem o evangelho, a qualquer momento, têm capacidade para responder ao chamado do evangelho de Deus. Elas também têm capacidade para rejeitá-lo (Atos 13:45-48).

Os pecadores são salvos pela graça de Deus quando respondem em fiel obediência ao evangelho que os traz a Deus (Mateus 7:21). Deus está sempre pronto para que os homens se arrependam e obedeçam (Atos 17:30). São aqueles que deste modo fizerem que Deus predestinou para a salvação (1 Tessalonicenses 5:9). Este é um conceito importante a reconhecer. Deus não predestinou indivíduos para serem salvos ou perdidos, mas antes predestinou o método pelo qual somos salvos. Se obedecemos ao evangelho, somos batizados "em Cristo" (Romanos 6:3-4). Deus predestinou todos aqueles "em Cristo" para sermos abençoados "... com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo" (Efésios 1:3). Mas cabe a nós obedecer ou não.

Como ser levado ao Filho de Deus e ser salvo?

Não há muitos modos de ser levado a Deus. De fato, há somente um caminho para vir ao Pai (João 14:6). Não se pode ir ao céu através de Jesus sem obedecê-lo (Hebreus 5:9). Aqueles que tentam entrar de outro modo são contados como ladrões e assaltantes e não terão sucesso (João 10:1)

Como se responde ao chamado de Deus? É importante para você saber isto porque Deus o está chamando. Você respondeu? Se não, vai responder? Você apelará a ele? Pois todo aquele que apelar pelo nome do Senhor será salvo (Atos 2:21). As pessoas que ouviram isto queriam saber como fazer isso (Atos 2:37). Foi-lhes dito "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." (Atos 2:38). Os homens precisam crer e obedecer (Marcos 16:16). A fé salvadora é viva, não é morta, e se prova pela obediência ao evangelho. O evangelho é o chamado de Deus a nós, pelo qual somos levados a ele. Nossa fé obediente precisa ser a resposta que damos ao seu chamado.

-por Jon W. Quinn

Leia mais sobre este assunto:
"O Que Devo Fazer Para Me Salvar?"

Serão salvas as pessoas de religiões não cristãs?

Uma Conversa Junto a um Poço Samaritano: Jesus Oferece a Água da Vida

Jesus: Perfeito Sumo Sacerdote

Vinde a Mim (Mateus 11:28-30)


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2015 Karl Hennecke, USA