Share Button

Conselho Para Investimento Seguro

Investimento de dinheiro envolve algum risco. Contudo, por mais que aprendamos sobre as coisas em que estamos investindo e por mais cautelosamente procedamos, há uma possibilidade de que nosso investimento possa se mostrar, no final, ter sido mau. Quando isto acontece, olhamos para trás pesarosamente e desejamos ter posto nosso dinheiro em outra coisa.

Mas tempo é também uma coisa que "investimos". "Gastamos" nosso tempo com várias coisas, geralmente na pressuposição de que elas proverão algum tipo de "resultado" para mostrar que nosso tempo foi bem "empregado". Podemos não pensar sempre em termos de benefício, mas é verdade, contudo, seja o que fizermos, fazemo-lo baseado em que há algo em nossas atividades que queremos, algo que "valha" o tempo gasto.

O tempo é, naturalmente, a verdadeira essência da vida. Ele é o meio básico de troca com o qual compramos os objetos de nosso desejo. E, como no jogo "Banco Imobiliário", onde todos recebem a mesma quantidade de dinheiro no início, todos recebem exatamente vinte e quatro horas a cada dia. Tomamos estas horas e fazemos muitas e variadas coisas com elas, trocando-as pelo que for que quisermos. Uma vez que nunca dois indivíduos são exatamente iguais, nunca dois indivíduos gastam o seu tempo com exatamente as mesmas coisas. Cada um de nós troca sua porção de tempo por aquilo que é de algum valor para nós, mesmo se outros pensem que estamos "desperdiçando" tempo. A cada hora estamos "enterrando" nosso tempo -- nossas próprias vidas -- numa busca ou outra.

Agora, a consideração importante é simplesmente esta: muitas pessoas chegam ao fim de suas vidas com a conclusão de que investiram seu tempo nas coisas erradas. Logo no início, elas podem ter pensado que dinheiro, carreira, progresso, e posição social valiam grandes porções de tempo. Mais tarde, quando o investimento já tinha sido feito, tornou-se tragicamente óbvio que outras coisas poderiam ter dado um "retorno" mais substancial.

Alguém disse que a única coisa que vale o uso da vida é a construção de algo que dure mais do que a vida. Para o cristão isso significa buscar fins espirituais (conf. Eclesiastes 12:13, 14). Paulo escreveu, "... mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo o nosso homem interior se renova de dia em dia" (2 Coríntios 4:16). E realmente, a busca de fins espirituais se reduz, ao nível prático, a investir nossas vidas no levantamento espiritual de pessoas, particularmente de nossas famílias. As pessoas que são as mais felizes com as vidas que têm vivido tendem a ser aquelas que têm passado a vida edificando relações piedosas com outros seres humanos, antes que perseguindo sonhos mundanos e materialistas.

Com qualquer investimento, seja em dinheiro ou tempo, chega um dia de acerto de contas. Este é o dia quando descobrimos com certeza se nosso investimento foi sábio. Até aquele dia, tanto os investimentos loucos como os sábios podem às vezes parecer diferentes do que são. A curto prazo, os investimentos tolos podem parecer que dão retorno e investimentos seguros podem parecer que produzem pouco. É somente na análise final que a sabedoria do sábio é totalmente revelada. No investimento de nosso tempo, até mesmo mais do que nosso dinheiro, a linha do fundo é que precisamos gastar o que temos em troca de ações realmente valiosas, e não por coisas que se acabam com o uso. Há, mesmo, muito pouco de vida para que invistamos parte dela teimosamente. Tempo virá quando desejaremos nos deleitar com o "cesto" onde pusemos tantos dos nossos "ovos" durante tantos anos. Se, então, não ficarmos satisfeitos, será muito tarde para mudar de planos. Cuidado, investidor!

-por Gary Henry

Leia mais sobre este assunto:
O coração verdadeiro
 


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2015 Karl Hennecke, USA