Share Button

A edificação da igreja do Senhor
Uma Reunião de Pastores

Havia um burburinho na sala quando Hermas chegou. Enquanto andava pela sala, sinalizava com a cabeça para vários homens que ele reconhecia. Ele ainda estava perplexo, contudo, pelo motivo da reunião. Ele não se lembrava da última vez em que tinha havido uma reunião de pastores abrangendo toda uma área. Quem estaria tomando conta das ovelhas enquanto todos nós pastores estamos aqui, ele pensou.

Um pastor mais velho, chamado Isaque, finalmente chamou a reunião à ordem. "Estamos fazendo esta reunião de pastores para discutir uma questão que apareceu sobre alguns pastores cuidarem de rebanhos sem estarem presentes com as ovelhas," ele explicou. Hermas percebeu, pelo modo como ele falou, que Isaque não estava a favor de "pastoreio ausente".

Um dos outros pastores, Rubem, levantou-se e falou a favor do pastoreio ausente. "Podemos pastorear todo um rebanho no outro vale vizinho tão facilmente quanto podemos vigiar o rebanho com o qual realmente estamos," ele disse. "Pois estou atualmente pastoreando diversos rebanhos -- dois rebanhos separados em Nazaré e Cafarnaum e outros três lá para o sul, no deserto judeu." Hermas pôde ouvir os comentários de diversos outros pastores quando concordavam com Rubem. "Não se precisa estar realmente com o rebanho para pastoreá-lo", disse um dos pastores mais jovens. "Isso é apenas velha tradição de pastores," disse ele, denotando alguma presunção em sua voz.

Foi então que Jacó falou. Toda discussão parou e todos os ouvidos se voltaram para ouvir o que ele dizia, com sua voz baixa e suave. "Rubem", ele perguntou, "quando foi a última vez que você conduziu qualquer destas ovelhas da Galiléia a águas tranqüilas?" (Salmo 23:2). Houve um grande silêncio e Rubem não respondeu. "Quando foi a última vez que você realmente conduziu aquelas ovelhas a pastagens verdejantes?" Outro silêncio. "Quem está garantindo que os cordeiros não estejam sendo apanhados por lobos, leões ou ursos?" (Salmo 23:3-4). Jacó deixou a pergunta calar fundo. Finalmente, Jacó perguntou, "Você está realmente pastoreando aquelas ovelhas ou é pastor só no nome?" A reunião ficou mortalmente silenciosa e Rubem abaixou sua cabeça.

"Como qualquer de nós pode pastorear um rebanho enquanto estamos ausentes das ovelhas? Temos que ser capazes de alimentar, dar água, guiar e proteger o rebanho ou não estaremos agindo realmente como pastores," Jacó continuou. Seu ponto de vista era evidente para todos e a reunião terminou logo depois disso.

Anciãos (presbíteros, pastores, bispos - todas são descrições dos mesmos homens) são pastores do povo de Deus (Atos 20:28). Como pode um grupo de presbíteros supervisionar um rebanho em outro país, outro estado ou mesmo outra cidade? Poderão eles alimentar o rebanho com a Palavra de Deus se não estiverem presentes para ensinar? Poderão eles proteger os fracos se não estiverem presentes para saber quem é fraco e necessita de atenção? Não é de se admirar que as Escrituras ensinem que cada congregação deverá ter seus próprios presbíteros (Atos 14:23; 1 Pedro 5:2)!

-por Allen Dvorak

Leia mais sobre este assunto:
O Salmo do Grande Pastor

Pastores Aprovados por Deus

O rebanho de Deus

Precisamos Estar Alertas e Vigilantes

Quais são as qualificações bíblicas de um pastor?


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2015 Karl Hennecke, USA