Share Button

Justo Mas Arruinado

Ló é lembrado com a infame cidade de Sodoma. No entanto, Ló não era mau; a Bíblia o chama "o justo Ló". Deus reduziu "a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra ... e livrou o justo Ló" (2 Pedro 2:6-7). Os pormenores sobre o "justo Ló" são impressionantes. Ele se resguardou da maldade de Sodoma. Ele não achou que "enquanto se está em Roma, faz-se como os romanos". Ele procedeu corretamente enquanto todos os demais estavam procedendo erradamente. Bom para Ló!

Mais ainda, a atitude de Ló era correta em vista do mal. Ele estava "...afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados" (v. 7). Ele nunca ficou à vontade com as abominações, "porque este justo, pelo que via e ouvia quando habitava entre eles, atormentava a sua alma justa, cada dia, por causa das obras iníquas daqueles" (v. 8). Sua resistência vinha de "sua alma justa", seu bom caráter. Ele era uma flor num canteiro de roseira brava. Bom para Ló!

Ló defendia o certo, mesmo quando toda a cidade se opunha a ele: "... os homens daquela cidade cercaram a casa, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, sim, todo o povo de todos os lados ... e arremessaram-se contra o homem, e se chegaram para arrombar a porta" (Gênesis 19:4,9). Ele não recuou, mesmo que isso pudesse lhe custar caro, nem mesmo por estar protegendo estrangeiros. Ele tinha coragem; ele fez a coisa certa. Bom para Ló!

Deus aceitou Ló e declarou-o "justo" e "piedoso" (2 Pedro 2:7-9). Justo quer dizer que ele fez o certo; piedoso significa que respeitava a Deus. Boas notas para Ló; inspiradas, nada menos.

Isto soa grandioso. E é! O "justo Ló" fez todas essas coisas importantes, vitalmente importantes, exatamente certas. Mas então vem o resto da história: sua ruína. Fez algumas coisas importantes terrivelmente erradas; não pecaminosas, porém más; não perversas, mas tolas. Sua ruína foi o resultado. "A Bíblia diz que vou para o inferno se eu fizer isso?" Talvez não. Decisões erradas não são necessariamente pecaminosas, contudo podem certamente arruinar nossas vidas, mesmo sem nos mandar para o inferno.

Ló escolheu as planícies férteis de Sodoma e, no negócio, adquiriu os problemas de Sodoma com seus inimigos. Logo ele era um cativo. Quedorlaomer conquistou Sodoma; apossou-se "também de Ló, filho do irmão de Abrão, que morava em Sodoma e dos seus bens e partiram" (Gênesis 14:12). Ele perdeu tudo, até sua liberdade, por estar em Sodoma. Mudar-se para Sodoma não foi um pecado, mas certamente significava ruína. Somente o resgate de Abraão poupou "o justo Ló" do desastre total. "Trouxe de novo todos os bens, e também a Ló, seu sobrinho, os bens dele, e ainda as mulheres, e o povo" (Gênesis 14:16).

Ló escolheu as pastagens verdejantes sem considerar o ambiente ruim. Essa escolha foi um pecado? Não! Era um bom lugar para se viver? Não! Era perigoso para Ló e sua família? Oh, sim! Era um lugar bom para as ovelhas; era um lugar terrível para as pessoas, especialmente crianças. "O justo Ló" certamente aprendeu o alto custo de viver ali.

Ele entrou em Sodoma como o "rico Ló". Duvido que tenha saído rico. Mal houve tempo para ele buscar o seu rebanho antes que chovesse enxofre. Onde foi que encontramos Ló, depois disso? "... e habitou numa caverna, e com ele as duas filhas" (Gênesis 19:30). Penso que Sodoma significou ruína financeira para o "justo Ló", ainda justo, mas arruinado por uma escolha tola, materialista.

Ainda que Ló tivesse ido embora de Sodoma, sua ruína estava longe de se acabar. Uma parte do coração de sua família permaneceu na incendiada Sodoma. Antes que Ló estivesse fora das planícies, ele também perdeu sua esposa. O coração e os olhos dela olharam para trás e ela "converteu-se numa estátua de sal" (Gênesis 19:26), o pagamento restante por viverem em Sodoma. A próxima cena mostra Ló embriagado (19:33). Triste cena! Uma conduta imprópria para o "justo Ló". Más decisões não são necessariamente pecaminosas; porém, freqüentemente, levam no final ao pecado e à ruína espiritual. "O justo Ló" é um caso disso. Os seus problemas aumentaram; sua ruína piorou. Ele se tornou fornicador com suas próprias filhas. "Mas isso foi plano delas. Erro delas." Certo! Contudo isso não retirou nada de sua vergonha, de modo nenhum mudou o incesto. Tributo pago a Sodoma! A estada de Ló em Sodoma foi paga na moeda da integridade maculada. Sem dúvida, o "justo Ló" teria se saído muito melhor no deserto, com Abraão!

Não viaje como o "justo Ló", vendo apenas o dinheiro sedutor, sem considerar o custo para seu casamento, filhos ou espiritualidade. Não se estabeleça como o "justo Ló", vendo a bela paisagem sem notar a ausência de apoio espiritual, sem nenhuma igreja forte. Não se junte ao "justo Ló" e não avalie toda a sua prosperidade sem calcular tudo o que está perdendo. Não acabe como o "justo Ló": justo mas sozinho, justo mas com o coração partido. Não compartilhe a escolha de um tolo como o "justo Ló", juntamente com coração partido e lágrimas amargas.

-por Joe Fitch

Leia mais sobre este assunto:
Lutar ou Fugir


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2015 Karl Hennecke, USA