Share Button

Pérolas dos Provérbios
Proceder sem refletir

"Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado" (Provérbios 19:2).

Reflexão exige entendimento ou percepção; é iluminação de pensamento; é compreensão e conhecimento de informações; é o oposto da ignorância.

O conhecimento que precisamos

Muitas pessoas têm muito conhecimento de muitos assuntos. Algumas  pessoas entendem bem as ciências, a matemática, a história, a   economia e a política, mas são terrivelmente ignorantes em relação à Bíblia.

1. Precisamos de conhecimento de Deus. Este conhecimento pode ser adquirido através da aplicação da mente à revelação da verdade nas Escrituras. Devemos entender a vontade dele e aplicá-la a nós mesmos. No dia do julgamento, haverá vingança contra aqueles que "não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus" (2 Tessalonicenses 1:8).

2. Precisamos de conhecimento de nós mesmos. Devemos saber por que existimos, o que é esperado de nós, e como nos conduzir nas relações humanas. A palavra de Deus revela os fatos sobre a natureza do homem, os nossos deveres a ele e uns aos outros, e o nosso destino. Ninguém pode realmente entender a si mesmo sem informações do Deus que nos criou.

3. Precisamos de conhecimento da salvação. A palavra de Deus mostra a nossa condição perdida e revela o caminho para a salvação por meio de Cristo. "E serão todos ensinados por Deus" (João 6:45) é o plano divino. "...conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32).

Não é bom estar sem conhecimento

1. Capacidade mental é desperdiçada. Deus nos deu poderes intelectuais para receber e guardar conhecimento. Os olhos foram feitos para ver, não para absorver a escuridão. Que tragédia que alguns que têm mentes boas nunca se aplicam para aprender o caminho da justiça. Eles planejam a maldade, ou meios de adquirir dinheiro, ou maneiras de aumentar a popularidade; são sábios das coisas do mundo, mas extremamente ignorantes das verdades espirituais. Suas capacidades mentais são desperdiçadas em coisas que não têm nenhum valor eterno.

2. A miséria toma conta da alma. O conhecimento alimenta a alma; a ignorância a deixa morrer de fome. O conhecimento liberta; a ignorância escraviza. Como é triste o caminho da vida dominada pelo pecado! Que miséria veio aos corações humanos devida à negligência da sabedoria de Deus. Leia Romanos 1:18-32 e perceba como homens que abandonam a Deus se tornam profundamente depravados. As suas imaginações se tornam vãs e seus corações insensatos se escurecem.

3. A influência é destruída. O conhecimento é essencial para ensinar outros, seja por palavra ou por exemplo. O conhecimento é poder; a ignorância é impotência. Sem conhecimento, nossa influência para o bem é destruída. Quando os cegos tentam conduzir os cegos, ambos caem no barranco (Mateus 15:14).

4. O zelo é mal-direcionado. Os judeus na época de Paulo tiveram "zelo por Deus, porém não com entendimento... desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria", eles não se submeteram ao plano de Deus para justificar os homens (Romanos 10:1-3). Zelo é vão se não for corretamente direcionado por meio de conhecimento. Muitas pessoas, religiosamente zelosas, estão trabalhando contra o ensinamento da palavra de Deus.

5. A alma é perdida. Aqueles que andam no caminho das trevas são destinados para serem lançados nas trevas. "É uma calamidade ser ignorante das coisas que preparam o homem a aproveitar ao máximo a vida presente, mas é uma calamidade muito maior faltar o conhecimento que prepara o homem para uma vida abençoada depois da morte" (W. Harris). Oséias corretamente analizou a situação da época dele e clamou: "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento" (Oséias 4:6).

Pressa resulta em desperdício

A última parte do nosso texto diz: "...e peca quem é precipitado". Devemos ponderar essas palavras, lembrando de tudo que já foi dito sobre o conhecimento.

A ignorância perde toda cautela, não nos levando para lugar nenhum. Na precipitação, erramos o alvo e agimos de maneira errada. Decisões mal pensadas normalmente são bem caras. Um carpinteiro sabe que é melhor gastar tempo medindo com cuidado do que serrando suas madeiras erradamente.

Os cristãos são ensinados a andar prudentemente, "não como néscios, e sim como sábios" (Efésios 5:15). Quem anda com conhecimento e sabedoria não entra precipitadamente em situações, pois primeiro considera cuidadosamente o resultado. Ele pondera e ora, baseando suas ações no que diz a Palavra de Deus. Assim, cautelosamente, ele prossegue.

-por Irvin Himmel

Leia mais sobre este assunto:
Revelação pelo Espírito

Toda a Sabedoria e Entendimento

Continue Progredindo

Jovens Sábios

Goza a Vida: Sabedoria Prática de Eclesiastes


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2015 Karl Hennecke, USA