Share Button

Dois reis buscam grandeza
 
Jeremias fala de dois reis que buscaram grandeza (Jeremias 22:13-16). O primeiro rei, Jeoaquim, tinha uma abordagem interessante: Amplie suas casas, remodele seus edifícios, pinte-os com vermelhão, rodeie-se de luxo, e mostre-se um grande rei. Seu conceito óbvio: Grandeza é para ser encontrada nas coisas externas. A pergunta desafiadora de Jeremias a Jeoaquim foi: "Reinarás tu, só porque rivalizas com outro em cedro?" (Jeremias 22:15).

O pai de Jeoaquim --nosso segundo rei-- tinha demonstrado um conceito de grandeza diferente. Josias não tinha negligenciado "comer e beber", mas tinha mostrado uma preocupação muito maior com juízo e justiça, julgando a causa dos aflitos e necessitados, e chegando a conhecer a Deus (Jeremias 22:15-16). Seu conceito tinha sido: As coisas externas têm o seu lugar, mas a verdadeira grandeza tem que ser encontrada na justiça, na compaixão e no serviço humilde a Deus e ao homem.

O conceito de Jeoaquim pode facilmente seguir seu caminho até a igreja. Um pregador, desejando fazer um nome para si, cuidadosamente cultiva as ligações certas, desenvolve só a personalidade e o vestir corretos e começa a seguir o seu caminho em direção à "grandeza". Buscando uma solução para os períodos de adoração enfadonhos e desanimados, os homens poderão mudar a ordem do culto, escurecer as luzes, encorajar o cântico "espontâneo", até mesmo mudar os hinários, procurando excelência através da manipulação das coisas externas. Uma congregação aumenta o edifício, pinta o salão, inicia novos programas, desenvolve fraseados mais modernos para dar aos seus programas um brilho de sofisticação quando quer chegar a uma qualificação de "primeira classe" aos olhos dos homens. Emprestando o estilo de Jeremias, perguntamos: Você se torna um pregador por moda, estilo e manobra política? Uma igreja se torna grande porque está competindo em tijolo e argamassa? Você faz pessoas ficarem espirituais diminuindo as luzes e mdando a ordem do culto?

Não estamos sugerindo que as coisas externas devam ser ignoradas. Elas tem seu lugar. Limpeza na aparência e afabilidade de modos podem ter algum valor no trabalho de um pregador. Prédios limpos e bem conservados e o estado das áreas em volta refletem, geralmente, a diligência em outros aspectos do trabalho de uma igreja. E o Senhor certamente nos ensinou com respeito aos períodos de adoração, "Tudo, porém, seja feito com decência e ordem" (1 Coríntios 14:40).

Mas a verdadeira grandeza por parte de um pregador ou de uma igreja será encontrada, não no exterior, mas na autenticidade, humildade, conhecimento, espiritualidade, amor à verdade, preocupação pelos perdidos, fé, coragem, esperança, obediência, confiança, serviço a Deus e ao homem. Estas são qualidades que fazem a grandeza à vista de Deus. A solução real para os períodos de adoração enfadonhos, desanimados, deve ser encontrada nos adoradores reverentes, gratos, amorosos. Transforme as pessoas, e os períodos de adoração cuidarão de si mesmos.

A grandeza, na verdade, deve ser buscada, mas não confundamos a admiração efêmera de homens inconstantes e instáveis com a verdadeira grandeza.

- por Bill Hall


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2015 Karl Hennecke, USA